terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Renovação da Mente

Quando Deus criou o homem, ele era perfeito e vivia em harmonia com Deus. Deus tinha um plano de habitar dentro do homem para agir e se expressar através do homem em comunhão íntima com Ele. Deus fez o homem TRICÓTOMO (I Tessalonicenses 5:23) –“ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. ”constituído de corpo, alma e espírito, por isso o homem só pode ter contato com Deus quando estiver em estado de santificação. A impureza do pecado impede o homem de ter um contato com Deus, impede uma comunhão íntima com o Criador.

            No início o homem comeu do fruto proibido e desobedeceu a Deus vindo a pecar contra o Senhor e ser possuído de corrupção e morte. A árvore da vida era para alma e para o espírito do homem, fruto de conhecimento divino, verdade, alimento de princípio de Deus. Mas o homem comeu do fruto da impureza, você é fruto do que você come espiritualmente você também é fruto da desobediência, morte, trevas. O homem depois de ter comido o fruto proibido deixou de ser a expressão de Deus aqui na Terra para ser a expressão de Satanás. Passamos a possuir o caráter deformado do Diabo e todas as suas características peculiares passaram a dominar a mente do ser humano. “(João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

            O ladrão só sai da mente humana caída no jardim do Éden, quando Cristo entrar no nosso coração. Tudo que vêm do Mal precisa ser retirado, precisa ser trocado pela novidade das boas-novas em Cristo Jesus. Todos os nossos sentimentos precisam ser trocados pelos sentimentos de Jesus o nosso agir tem que ser segundo o agir de Jesus não segundo o mal que há em nós.

            Em “(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” A alma do homem é a mente, à vontade, as emoções. O nosso corpo foi condenado por Deus no momento em que comemos do fruto de morte, saímos da vida para morte e o nosso corpo foi condenado à morte para que Satanás não pudesse concluir os desígnios dele contra o homem. No arrebatamento nós vamos receber um novo corpo incorruptível e livre de qualquer condenação. Quando recebemos Jesus definitivamente e conscientemente como nosso único Salvador e somos batizados então o nosso espírito é REGENERADO.

Agora vamos entender o porquê da regeneração do espírito. Quando Deus criou o homem Ele gerou o espírito humano em cada um de nós e por termos sido gerados por Ele então o nosso espírito retorna a Ele quando morremos. No entanto, quando Adão comeu do fruto o espírito humano ficou empregnado de morte, a morte passou a habitar no nosso espírito. Por isso, quando recebemos Jesus a vida que habita Nele passa a habitar o nosso espírito, então o nosso espírito é regenerado novamente pelo Espírito Santo de Deus. Recapitulando, o Corpo está condenado, o Espírito regenerado e a Alma? A tua alma precisa ser Renovada, Transformada pela Palavra de Deus. Vamos lá ao início novamente, quando Deus criou o homem deu-nos uma Mente Nova, onde só tinha Cristo, com a nossa revolta retiramos Cristo e colocamos Satanás. Sabemos que o nosso coração se traduz como a nossa mente então, (Marcos 7:21) - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,

(Marcos 7:22) - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

(Marcos 7:23) - Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Você é o que você come, temos que tirar a filosofia humanista e colocar a filosofia Divina “(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Só seremos recebidos por Deus se tivermos a nossa mente renovada em Cristo Jesus, da maneira como nos encontramos no mundo Deus não nos receberá porque não temos Cristo nas mentes e sim o domínio do EGO, ou seja, de Satanás. Mas o que é a verdade? E por que precisamos dela? A verdade é Jesus, e Ele está disponível na Bíblia é o Novo Testamento, e sem Jesus Deus não nos recebe.

            Precisamos estabelecer a verdade na mente, renovar a mente é torná-la nova com Cristo no nosso interior, isso sim é cura interior. O Espírito de Deus opera “(João 6:63) - O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” “(Filipenses 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Essa operação é no íntimo, na mente renovando toda a sua alma, pensamentos, sentimentos e emoções. E você só se dá conta da mudança quando você age diferente em relação à vida cotidiana. E isso Deus não permite você participar dessa operação porque o homem quer entender como Ele mudou, porque mudou e o que causou essa mudança, filosofia humana, introspecção na alma de novo, você não tem que entender tem que mudar. Temos que deixar de nos preocuparmos com nós mesmos e amarmos a Deus acima de todas as coisas, nós temos o péssimo hábito de viver para os nossos interesses almáticos.

            Cristo precisa entrar em nossas mentes, daí então passaremos a amar a Deus e ao próximo verdadeiramente. Sem Jesus na mente transgredimos o 1º mandamento porque essa não é a nossa realidade espiritual, porque amamos a nós mesmos. A realidade é que nós não sabemos dar nem doar, mas Jesus ensinou a compartilhar e nós não sabemos exercer o dar, por isso não recebemos é Deus quem abençoa e nos dá e não tira de volta só o diabo que nos rouba.

            O ser que você mais gosta e mais defende é o Diabo, porque ele se confundiu com sua identidade, ele te convenceu dessa mentira de que você é um ser isolado no mundo com um deus interior, você não está isolado no mundo Deus quer habitar em você como um vaso a ser cheio por Deus, você é Cristo. “(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Paulo tinha essa convicção, em Atos 20:9 conta que um dia ele estava a pregar já faziam 03 horas de sermão e um menino dormiu e caiu do 3º andar da casa onde ele estava e morreu. Paulo, porém não se desesperou abraçou o menino e conformou a multidão dizendo que ele ainda vivia e continuou o sermão até o amanhecer. “(João 6:57) - Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.” É dessa forma que desaparece uma identidade totalmente malígna sobre nossas vidas e entra uma identidade totalmente Divina. Nós temos que comer de Cristo e praticar o conhecimento de Cristo, então a nossa expressão será a de Cristo. Mas nós amamos mais a nossa vida e não queremos viver a de Cristo, temos um grande amor-próprio, uma grande auto-estima, sentimento elevado de sabedoria humana estar a mergulhar na filosofia humanista desse mundo. Buscamos negociar com Deus a todo instante, queremos apenas as bênçãos de Deus, apenas o que é bom em Cristo. Não queremos o compromisso, o sacrifício, a obrigação e o dever para com Deus e para com sua Palavra.

Em “(Apocalipse 3:16) - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Podemos ver a qualidade dos cristãos que agem dessa forma são mornos e serão vomitados por Deus. O Senhor gosta das coisas bem definidas ou você se encontra em Deus ou no Diabo, ou você possui a Vida que é Jesus ou está morto. Temos que renovar à nossa mente para viver Cristo em nós, tem que obedecer ao Senhor só assim, Ele nos transformará e nos receberá para estarmos com Ele na glória. “(Filipenses 1:21) - Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”

3 comentários:

Blog do Jordanny Silva disse...

Tenho aprendido que nós tomamos a forma daquilo que nós experimentamos... O que ocorre em quase toda a totalidade do mundo, é que as pessoas têm experimentado as trevas, e não têm tido acesso à luz (Cristo)... É por isso que o mundo vive em conformidade com escuridão, perdido em filosofias e crenças, paradoxalmente, cheias do nada... O contato com a luz resplandecente de Cristo é a verdadeira renovação da mente, como você mesmo disse... Saiamos das trevas da ignorância e entremos na luz do conhecimento da Verdade Absoluta, o Cristo! Grande texto, Hebão!
Falou!

Geovanna disse...

Oi amor... ate que em fim começou a postar... Bjos!!

Blog do Jordanny Silva disse...

Vamos escrever, Hebão... Temos pouco tempo até que se revele o terrível dia do Senhor! Abraços... Deus te abençoe meu irmãozão...